Histórico

GÁS NATURAL – A ESTRATÉGIA QUE DEU CERTO


Tudo começou em 1989 num Seminário patrocinado pela Petrobrás em Curitiba – PR, sobre a importância do gás natural na matriz energética brasileira, um combustível ecologicamente correto e de máxima eficiência econômica. Participaram do evento representantes de várias empresas paranaenses e catarinenses.

A partir deste evento, empresários promoveram um movimento através de reuniões em Florianópolis, conscientizando as autoridades da importância estratégica de viabilizar junto ao Governo Federal que o gasoduto Bolívia/Brasil se estendesse ao sul do País. Desta força-tarefa participaram, industriais de diversos setores, Governo do Estado e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC .

Para consolidar este projeto, em 13 de dezembro de 1990, 111 empresários catarinenses e paranaenses - pessoas físicas e jurídicas - constituíram a INFRAGÁS e, logo em seguida, em 1991, com o desafio alcançado foi constituída a SCGÁS, empresa que seria responsável pela distribuição do gás natural em nosso Estado, da qual a INFRAGÁS é sócia juntamente com o Governo Estadual(hoje CELESC – Centrais Elétricas de Santa Catarina S/A), a Gaspetro e a Gaspart(após a Enron e hoje a Mitsui Gás e Energia).

Hoje o gás natural é uma realidade, utilizado como fonte energética no setor industrial, automotivo, comercial e residencial. A economia catarinense alcançou patamares de modernização e competitividade e a SCGÁS se constitui uma das grandes distribuidoras do País. Novos desafios estão colocados. É preciso estender este benefício a todas as regiões do Estado.