Notícias

08/06/2011

Utilização do gás natural deverá aumentar em 50%

Utilização de gás natural vai crescer 50% até 2035

O consumo de gás natural poderá crescer mais de 50% até 2035, face aos valores de 2010, em substituição do carvão, segundo maior combustível utilizado, informou a Agência Internacional de Energia em comunicado.

A procura por este combustível mais limpo poderá aumentar para 5,1 milhões de milhões de metros cúbicos em 2035, numa época que já é apelidada de "idade de ouro" do gás natural.

Embora o aumento da utilização do gás vá melhorar a qualidade do ar em muitas cidades, ainda assim estará longe de colocar o mundo num caminho consistente quanto à redução das emissões de CO2 de forma a que as temperaturas globais não subam mais de 2 graus célsius, alerta a organização francesa.

Os novos pressupostos de aumento da utilização do gás baseiam-se no crescimento da procura pelo combustível na China, na menor evolução do nuclear, na subida da produção de gás através de formas menos convencionais, na diminuição do preço do gás e no aumento da sua utilização nos transportes. Estas alterações vão fazer com que o gás natural acabe por substituir o carvão como segundo combustível mais popular depois do petróleo.

A AIE cortou as estimativas de preço do gás em 20% face ao ano passado, dada a maior disponibilidade de gás não convencional, extraído de xisto e de outros depósitos. Segundo o mesmo relatório, a procura de gás na China poderá subir para o equivalente ao conjunto dos 27 países da UE em duas décadas, o que provocaria uma redução para metade das emissões de dióxido de carbono.

Fonte: OJE via site da ABEGÁS